SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Memory of Troncos Velhos: a Study on Social Memory among GypsiesAmnestied of Vale and Organizational Identification author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

SILVA, Marina Tente  and  CAROPRESO, Fátima Siqueira. Ferenczi e sua Técnica: um Novo Olhar sobre a Transferência. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2020, vol.13, n.3, pp. 1-14. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202013e15046.

A transferência é um processo fundamental para a Psicanálise. Entre os principais autores que investigaram o fenômeno transferencial, baseados em um referencial psicanalítico, o psicanalista húngaro Sándor Ferenczi se destaca. A importância de sua contribuição, contudo, ainda permanece pouco reconhecida na literatura psicanalítica. Esse autor demonstrou que o tratamento padrão psicanalítico, muitas vezes, não conseguia produzir os efeitos esperados e que algumas inovações técnicas eram necessárias. O presente artigo tem como objetivo analisar o conceito de transferência nos textos do referido autor, bem como as relações entre sua visão da transferência e as mudanças na técnica por ele introduzidas. Em um primeiro momento, apresentamos e discutimos o conceito de transferência e sua relação com o conceito de introjeção, em seguida, voltamo-nos para as modificações técnicas ferenczianas, buscando apontar as implicações destas para sua concepção do fenômeno transferencial.

Keywords : Psicanálise; Sándor Ferenczi; Transferência; Introjeção; Técnica psicanalítica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License