SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Ferenczi and his Technique: a Fresh Look on TransferenceIllness, Treatment and the Patient-Doctor-Caregiver Relationship According to the Hospitalized Child author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

ASSIS, Ana Carla Coelho; MARRA, Adriana Ventola  and  LARA, Samara de Menezes. Anistiados da Vale e Identificação Organizacional. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2020, vol.13, n.3, pp. 1-20. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202013e15108.

Este artigo tem por objetivo compreender o processo de identificação das pessoas irregularmente demitidas da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) durante o governo Collor e reintegradas ao serviço público a partir de 2011, em relação à Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Esses trabalhadores são chamados de "anistiados" pela Lei n. 8.878/94. Entende-se que o processo de identificação com a organização na qual o anistiado foi reintegrado assume um papel fundamental na construção de sua identidade. Num estudo qualitativo-descritivo, foram realizadas 21 entrevistas semiestruturadas, representação gráfica e levantamento da avaliação de desempenho, sendo que a análise dos dados foi por análise de conteúdo. Como resultados destacam-se sentimentos de gratidão em relação à Universidade, alto grau de identificação com a Universidade e com a Vale e atuação pouco efetiva na Universidade. As expectativas acerca do desempenho dos anistiados são baixas e não existe nenhum processo de gestão de seu desempenho.

Keywords : Anistia; Identificação organizacional; Desempenho individual.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License