SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Amnestied of Vale and Organizational IdentificationPerformance of School Psychologist in the South and Southwest Goiano: Conceptions and Challenges author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

BUDZYN, Carine da Silva  and  OLIVEIRA, Viviane Ziebell de. O Adoecimento, o Tratamento e a Relação Paciente-Médico-Cuidador Segundo a Criança Hospitalizada. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2020, vol.13, n.3, pp. 1-18. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202013e15166.

Este estudo buscou descrever como a criança enferma compreende seu adoecimento, tratamento e relação paciente-médico-cuidador em internação pediátrica. Participaram seis crianças hospitalizadas, de oito a 11 anos, que responderam à entrevista semiestruturada e Procedimento Desenho-Estória com Tema (PDE-T), sendo o material gravado, transcrito e submetido à análise qualitativa. O conteúdo revelou o impacto emocional e social do adoecimento e experiência de internação, vista como restritiva e punitiva, mas também como espaço de brincar e se relacionar com os pares. As crianças mostraram pouca participação na relação paciente-médico-cuidador, reconheceram seus médicos como atuantes no tratamento e a mãe, principal cuidadora, como mediadora dessa relação e fonte de apoio psicológico. A partir dos resultados, assinala-se a importância de intervenções psicossociais e multidisciplinares que auxiliem as crianças em suas demandas e favoreçam sua postura ativa nessa relação triádica, tão significativa no processo de cuidado em saúde da criança.

Keywords : Criança hospitalizada; Relação médico-paciente-cuidador; Relação médico-paciente; Relação mãe-criança; Pediatria.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License