SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3O Adoecimento, o Tratamento e a Relação Paciente-Médico-Cuidador Segundo a Criança HospitalizadaPrazer e Sofrimento no Trabalho Docente em uma Instituição de Ensino Superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

NAVES, Renata Magalhães  e  SILVA, Silvia Maria Cintra da. Atuação das Psicólogas Escolares no Sul e Sudoeste Goiano: Concepções e Desafios. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2020, vol.13, n.3, pp. 1-14. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202013e15167.

Esta pesquisa teve como objetivo mapear os serviços de Psicologia Escolar nas Secretarias de Educação dos municípios das regiões sul e sudoeste de Goiás, procurando compreender as concepções que respaldam as práticas realizadas por profissionais da Psicologia na Educação e identificar elementos pertinentes às discussões recentes na área, tendo como base uma pesquisa interinstitucional realizada em sete estados brasileiros. Contatamos 50 municípios das regiões investigadas e em 12 deles encontramos 17 psicólogas e um psicólogo atuando nas Secretarias Municipais de Educação. Responderam ao questionário proposto 16 psicólogas, entre as quais selecionamos para entrevista duas que apresentaram indícios de atuação em uma perspectiva crítica. A análise de todos os questionários e da atuação das entrevistadas mostrou que ainda são muitos os desafios para a consolidação do trabalho em uma perspectiva institucional, porém muito tem sido feito para que a Psicologia possa contribuir com ações que propiciem o desenvolvimento efetivo de todos os integrantes do contexto escolar.

Palavras-chave : Psicologia escolar; Atuação do psicólogo; Rede Pública de Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License