SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Atuação das Psicólogas Escolares no Sul e Sudoeste Goiano: Concepções e DesafiosHomens em Atendimento Psicológico na Atenção Básica em Belém do Pará índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

GALINDO, Melissa Cordeiro Torres et al. Prazer e Sofrimento no Trabalho Docente em uma Instituição de Ensino Superior. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2020, vol.13, n.3, pp. 1-16. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202013e15215.

Este estudo objetivou analisar a compreensão dos docentes sobre suas vivências de prazer e sofrimento no trabalho. Trata-se de um estudo de caso, de natureza quantitativa e qualitativa realizado numa Instituição de Ensino Superior privada de Recife/PE. Foi aplicada a Escala de Prazer e Sofrimento no Trabalho em 100 docentes e realizadas entrevistas com cinco professores. Os dados quantitativos foram analisados com o auxílio do IBM-SPSS e as entrevistas submetidas à análise de conteúdo. Os resultados mostram vivências moderadas de sofrimento no trabalho, predominando as vivências de prazer, as quais são consequência da satisfação em desenvolver a atividade, orgulho pelo trabalho e liberdade para usar a criatividade; enquanto o sofrimento advém do esgotamento emocional e da falta de reconhecimento pelo esforço dispendido. O conteúdo das entrevistas revelou que o espaço de trabalho gera tanto sentimentos de prazer (criatividade, realização, identificação com a docência) como de sofrimento (insegurança, sobrecarga, insatisfação, frustração e injustiça).

Palavras-chave : Trabalho; Docente; Prazer-sofrimento; Ensino superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License