SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Prazer e Sofrimento no Trabalho Docente em uma Instituição de Ensino SuperiorAprendendo a Ser Docente: Relato de Experiência em Estágio de Docência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

PIMENTEL, Adelma do Socorro Gonçalves; DINIZ, Caetano da Providência Santos; VALE, Kamilly Souza do  e  BELUCIO, Franciélcio Ferreira. Homens em Atendimento Psicológico na Atenção Básica em Belém do Pará. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2020, vol.13, n.3, pp. 1-16. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202013e15238.

Este estudo apresenta um panorama das principais queixas declaradas pela clientela masculina ao procurar o serviço de psicologia de um centro de saúde de Belém do Pará, Norte do Brasil, por meio do mapeamento dos atendimentos no período de 2009 a 2013. O método desta pesquisa descritiva consistiu no levantamento de dados produzidos por um psicólogo durante seu atendimento clínico. As principais queixas relacionam-se à (i) ansiedade, (ii) depressão, (iii) violência entre parceiros íntimos, e (iv) outros conflitos interpessoais. Os dados coletados também permitiram constatar que os homens constituíram 41,2% da clientela, concentraram 46,1% dos atendimentos realizados, encontravam-se em sua maior parte na faixa etária entre os 20 e 29 anos e tenderam a buscar o serviço espontaneamente. A discussão dos resultados apontou para a necessidade de levar em conta as especificidades da clientela masculina e promover um debate mais amplo acerca da saúde do homem, conferindo-lhe maior visibilidade.

Palavras-chave : Serviço de Psicologia; Saúde do homem; Masculinidade; Atenção básica à saúde; Queixas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License