SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Homens em Atendimento Psicológico na Atenção Básica em Belém do ParáA Escola na Promoção de Ações Voltadas à Doação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

AMORIM, Tâmara Ramalho de Sousa; PESSOA, Manuella Castelo Branco  e  ALBERTO, Maria de Fatima Pereira. Aprendendo a Ser Docente: Relato de Experiência em Estágio de Docência. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2020, vol.13, n.3, pp. 1-16. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202013e15241.

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a formação docente proporcionada a partir de uma experiência de estágio de docência em uma Instituição de Ensino Superior no Estado da Paraíba. Pressupõe-se que tal disciplina se configura como uma prática necessária e importante para a formação de futuros professores universitários na pós-graduação. Foram abordadas neste artigo as legislações pertinentes, os aspectos sobre a construção da prática do docente universitário, as bases teóricas que sustentaram a disciplina Psicologia da Adolescência e Juventude, as atividades realizadas no estágio-docência e como essa experiência foi vivenciada pelas estagiárias. Diante disso, foi possível avaliar a prática como um momento enriquecedor para a formação docente das estudantes: a vivência de ministrar aula, orientar e avaliar os alunos fortaleceu sua formação, promovendo-lhes um crescimento profissional que só foi possível acessar a partir da experiência de estar em uma sala de aula, enfrentando os desafios diários que são demandados aos professores.

Palavras-chave : Docência; Formação; Estágio Docência; Pós-graduação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License