SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Learning to Teach: Experience Report of a Teaching InternshipThe Pulsional Aspect of Religious Fanaticism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

SOUZA, Luciana Karine de  and  MARTINEZ, Sophia Beylouni Santos. A Escola na Promoção de Ações Voltadas à Doação. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2020, vol.13, n.3, pp. 1-16. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202013e15300.

A escola é promotora de desenvolvimento humano em todos os seus aspectos. Nesse sentido, tem envolvido os estudantes em ações que promovam tanto questões éticas relacionadas à justiça como à benevolência. O objetivo desse estudo é descrever as ações voltadas a campanhas de doação protagonizadas por escolas. Foram analisados os conteúdos de 49 postagens na Internet de campanhas de doação realizadas por escolas brasileiras. Entre os principais resultados, observou-se que 70% das escolas são da rede privada de ensino, a doação de sangue como o objetivo mais citado, uma estratégia não competitiva foi utilizada em quase todas as campanhas, com predominância do valor da solidariedade nos conteúdos analisados. Os resultados são interpretados com base em estudos nacionais e internacionais dedicados aos temas da doação, da generosidade e do desenvolvimento moral. São apresentadas recomendações voltadas para a criação e desenvolvimento de campanhas de doação protagonizadas por escolas.

Keywords : Educação; Valores; Doação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License