SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3A Escola na Promoção de Ações Voltadas à DoaçãoModos de Subjetivação e Contemporaneidade: uma Reflexão sobre a Memória índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

OLIVEIRA, Thiago Araújo  e  FERRARI, Ilka Franco. O Aspecto Pulsional do Fanatismo Religioso. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2020, vol.13, n.3, pp. 1-14. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202013e15317.

Elaborado a partir de pesquisa bibliográfica, este texto trata do fanatismo religioso, abordando-o a partir de estudiosos do assunto e de alguns pressupostos da teoria freudiana a respeito da religião, dos fenômenos grupais e do dinamismo pulsional no indivíduo e na coletividade. Tem como objetivo ponderar e refletir sobre a intransigência, a intolerância e a violência que caracterizam o comportamento de grupos reunidos e movidos por suas crenças. Chega-se à compreensão de que essas atitudes são formas de expressão da pulsão de morte que, presente nas religiões enquanto construções humanas, imprime também nelas a marca da ambivalência própria do humano.

Palavras-chave : Fanatismo; Pulsão de morte; Religião; Freud.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License