SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3The Pulsional Aspect of Religious FanaticismThe Ethical Foundation of Lacan's Critique of Post-Freudian Psychoanalysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

BRITO, Wallace da Costa  and  CANAVEZ, Fernanda. Modos de Subjetivação e Contemporaneidade: uma Reflexão sobre a Memória. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2020, vol.13, n.3, pp. 1-24. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202013e15382.

O artigo objetiva examinar a memória à luz das descontinuidades observadas na contemporaneidade. De natureza teórico-conceitual, parte do diálogo com estudiosos de diferentes campos do saber, tipificando-se como multidisciplinar. Na cultura contemporânea, os modos de subjetivação se dão sob influência do pretenso desapreço com o passado, como também sofre o impacto da artificialidade com que se lida com a alternância entre o lembrar e o esquecer. No século XX, cresce a aceleração social do tempo, processo impulsionado nas suas últimas décadas e agora amplificado. Sob esse paradigma, conformações ancestrais pelas quais a memória funciona são preteridas, com as tecnologias digitais ocasionando consideráveis alterações na configuração, atividade e compreensão da memória. Os modos de subjetivação contemporâneos têm na memória uma questão de expressivo valor em favor da reinvenção de si e da singularidade.

Keywords : Memória; Subjetividade; Cultura Contemporânea; Tempo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License