SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3O Fundamento Ético da Crítica de Lacan à Psicanálise Pós-FreudianaMasculinidades e Violências: Narrativas de Vida de Jovens em Conflito com a Lei índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

VIEIRA, Gabriela Pagano  e  DELLAZZANA-ZANON, Letícia Lovato. Projetos de Vida na Adolescência: uma Revisão Sistemática da Literatura. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2020, vol.13, n.3, pp. 1-12. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202013e15474.

A adolescência é um período do desenvolvimento profícuo para construção de projetos de vida. Sabe-se que adolescentes que têm projetos de vida são mais felizes e são menos propensos a se envolverem em comportamentos de risco. A fim de analisar as pesquisas realizadas com o tema projetos de vida de adolescentes, realizou-se uma revisão sistemática da literatura nacional no período de 2004-2014, a partir das bases de dados vinculadas à BVS-Psi. Identificaram-se 275 artigos, dos quais 12 foram analisados. Observou-se uma prevalência de estudos qualitativos, com uso expressivo de entrevistas semidirigidas e oficinas, e poucos artigos utilizando metodologia quantitativa. Esse resultado está de acordo com a literatura, que indica pouco uso de escalas e questionários para estudar o projeto de vida de adolescentes, apontando para a necessidade de propor instrumentos quantitativos que possam avaliar projetos de vida em grandes populações de adolescentes.

Palavras-chave : Revisão Sistemática; Projetos de Vida; Adolescentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License