SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Condições de vida, acesso às políticas e racismo institucional em comunidades quilombolasProtocolos de Terapia Cognitivo-Comportamental culturalmente adaptados para tratamento de Tept: uma revisão sistemática da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

SILVEIRA, Pollyanna Santos da et al. Viabilidade da terapia de aceitação e compromisso para dependentes de drogas. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2021, vol.14, n.1, pp. 1-20. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202114e15489.

A dependência de substâncias é uma das condições de saúde mais estigmatizadas no mundo, contribuindo para o seu agravamento, exclusão social e discriminação. Conscientes da percepção negativa da sociedade em relação à sua condição, essas pessoas podem internalizar o estigma, a partir de crenças, sentimentos e comportamentos negativos sobre si. Uma das intervenções com evidências iniciais positivas para reduzir o estigma internalizado é a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT). Este estudo avaliou a viabilidade de uma intervenção baseada em ACT para reduzir o estigma internalizado entre dependentes de substâncias. Os participantes receberam o tratamento convencional do serviço, além da intervenção composta por seis sessões com periodicidade semanal, conduzidas por uma dupla de terapeutas previamente treinadas. Implementar estratégias para a redução do estigma internalizado pode contribuir para manter os benefícios obtidos ao longo do tempo, aumentando a adesão ao tratamento e a qualidade dos cuidados fornecidos.

Palavras-chave : Estigma social; Terapia de aceitação e compromisso; Transtornos relacionados ao uso de substâncias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License