SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Cognitive-Behavioral Therapy protocols culturally adapted for PTSD Treatment: a systematic review of the literatureChallenges for mental health care in rural contexts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

NAIFF, Luciene Alves Miguez  and  NAIFF, Denis Monteiro. Repetência e abandono no ensino público regular: representações sociais da produção do "fracasso escolar". Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2021, vol.14, n.1, pp. 1-23. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202114e15615.

O principal objetivo do presente artigo foi identificar representações sociais de alunos de escolas públicas da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro em relação à evasão escolar e à repetência, além de mapear os fatores propulsores e inibidores da construção da identidade de "estudante" na vida dos alunos. As etapas escolares interrompidas na Educação Básica em regime regular afetam a dinâmica psicossocial envolvida nas decisões dos alunos na sua vida profissional e na perspectiva de futuro. A partir do referencial teórico da Teoria das Representações Sociais e, de forma complementar, pela Teoria da Identidade Social, procurou-se compreender os fenômenos relacionados ao "fracasso escolar". Foram entrevistados 430 estudantes do ensino fundamental. Os dados foram analisados com o auxílio do software EVOC 2003 para levantamento do possível núcleo central das representações, e o software SPHINX foi utilizado no auxílio da tabulação dos dados e construção dos instrumentos.

Keywords : Representações sociais; Evasão escolar; Repetência; Educação Básica; Identidade social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License