SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Repetência e abandono no ensino público regular: representações sociais da produção do "fracasso escolar"Construção de projeto de vida de jovens: desafios para atuação profissional no contexto da socioeducação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

CIRILO NETO, Mauricio  e  DIMENSTEIN, Magda. Desafios para o cuidado em saúde mental em contextos rurais. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2021, vol.14, n.1, pp. 1-26. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202114e15627.

A atenção em saúde mental voltada às populações rurais é um problema enfrentado em escala mundial, no entanto, está ausente das principais políticas públicas voltadas ao bem-estar social. Embora alguns avanços tenham ocorrido no país com a implantação da Política Nacional de Saúde Mental e com a mudança paradigmática, prática e ética advinda com o referencial da Atenção Psicossocial, as especificidades socioterritoriais e culturais que marcam os contextos rurais ainda não fazem parte do escopo dessas políticas. Assim, objetiva-se discutir os principais desafios para o cuidado em saúde mental identificados por profissionais que compõem equipes de referência para assentamentos de reforma agrária. Para tanto, entrevistou-se 53 profissionais de saúde e da assistência social responsáveis pela cobertura de oito assentamentos rurais. Identificamos que os desafios se referem à constituição de redes de saúde conectadas aos territórios; à consolidação da atenção primária como principal estratégia de cuidado; à construção de práticas na perspectiva da integralidade; à implementação de articulações intersetoriais que atendam à complexidade das demandas da população e, por fim, de oportunidades de Educação permanente para os trabalhadores, de modo que levem em conta as particularidades desses contextos e dos modos de vida da população rural.

Palavras-chave : Atenção psicossocial; Saúde mental; Populações rurais; Cuidados primários.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License