SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Challenges for mental health care in rural contextsEducational practices of parents and teachers and children's behavioral repertoire author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

ALBERTO, Maria de Fatima Pereira et al. Construção de projeto de vida de jovens: desafios para atuação profissional no contexto da socioeducação. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2021, vol.14, n.1, pp. 1-23. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202114e15640.

Este artigo tem como objetivo analisar as ferramentas utilizadas pelos profissionais que atuam na aplicação, execução e monitoramento do sistema socioeducativo para auxiliar na elaboração do projeto de vida dos jovens. A amostra foi composta por profissionais da execução e da gestão das medidas de meio aberto e meio fechado e do Sistema de Garantia de Direitos, sendo realizados três grupos de discussão, analisados por meio do MAXQDA. Foram apresentadas três categorias: o que temos, o que necessitamos e o que podemos fazer. Os dados alertaram para dificuldades enfrentadas por todos esses profissionais em sua atuação em relação à construção do projeto de vida, os quais indicaram a necessidade de melhoria das condições de trabalho e de capacitações e formações que promovam maior compreensão acerca das ferramentas a serem utilizadas nos espaços de atuação e que contribuam para a prática pedagógica necessária para a atuação.

Keywords : Socioeducação; Projeto de vida; Juventude; Atuação profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License