SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Desafios para o cuidado em saúde mental em contextos ruraisPráticas educativas de genitores e professores e repertório comportamental infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

ALBERTO, Maria de Fatima Pereira et al. Construção de projeto de vida de jovens: desafios para atuação profissional no contexto da socioeducação. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2021, vol.14, n.1, pp. 1-23. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202114e15640.

Este artigo tem como objetivo analisar as ferramentas utilizadas pelos profissionais que atuam na aplicação, execução e monitoramento do sistema socioeducativo para auxiliar na elaboração do projeto de vida dos jovens. A amostra foi composta por profissionais da execução e da gestão das medidas de meio aberto e meio fechado e do Sistema de Garantia de Direitos, sendo realizados três grupos de discussão, analisados por meio do MAXQDA. Foram apresentadas três categorias: o que temos, o que necessitamos e o que podemos fazer. Os dados alertaram para dificuldades enfrentadas por todos esses profissionais em sua atuação em relação à construção do projeto de vida, os quais indicaram a necessidade de melhoria das condições de trabalho e de capacitações e formações que promovam maior compreensão acerca das ferramentas a serem utilizadas nos espaços de atuação e que contribuam para a prática pedagógica necessária para a atuação.

Palavras-chave : Socioeducação; Projeto de vida; Juventude; Atuação profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License