SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Construção de projeto de vida de jovens: desafios para atuação profissional no contexto da socioeducaçãoRefugiados e migrantes: interfaces entre integração social e políticas públicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versión On-line ISSN 1983-8220

Resumen

FONSECA, Bárbara Cristina Rodrigues; BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini  y  EBNER, Ligia Melchiori. Práticas educativas de genitores e professores e repertório comportamental infantil. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2021, vol.14, n.1, pp. 1-27. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202114e15656.

O objetivo deste estudo é descrever, a partir de múltiplos instrumentos e informantes, o repertório comportamental (habilidades sociais e problemas de comportamento) de quatro crianças de 6 a 7 anos, duas de cada sexo, e as práticas educativas positivas (habilidades sociais educativas) e negativas de quatro mães, quatro pais e duas professoras dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Foram utilizados na coleta de dados instrumentos de relato e protocolo de observação de interações genitores-criança a partir de situação de brincadeira. Os resultados reafirmam que práticas positivas estão relacionadas à baixa frequência de problemas de comportamento e presença de habilidades sociais e, ao contrário, práticas negativas estão relacionadas a problemas de comportamento. A literatura tem encontrado tais relações entre pais e filhos e com a presente pesquisa nota-se o mesmo no que se refere à interação professor-aluno.

Palabras clave : Habilidades sociais educativas; Práticas negativas; Problemas de comportamento; Habilidades sociais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License