SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Práticas educativas de genitores e professores e repertório comportamental infantilFamília, gênero e jornada de trabalho: uma revisão sistemática de literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versión On-line ISSN 1983-8220

Resumen

SENGER, Joana Emilia. Refugiados e migrantes: interfaces entre integração social e políticas públicas. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2021, vol.14, n.1, pp. 1-31. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202114e15663.

O presente trabalho tem como objetivo geral compreender quais são as principais demandas no campo dos direitos humanos e da integração social de migrantes e refugiados residentes na região do Vale dos Sinos, no estado do Rio Grande do Sul, no sul do Brasil. Participaram deste estudo 14 refugiados e migrantes residentes da região. Eles foram acessados por meio de um projeto de extensão universitário e do método snowball. Foram utilizados, na coleta de dados, um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada com perguntas abertas e fechadas. Os dados foram submetidos à estatística simples e à análise de conteúdo. A partir dos resultados, identificaram-se diversas dificuldades que vêm sendo enfrentadas pelos migrantes e refugiados, principalmente no que diz respeito à integração social dessa população, aspecto que acaba contribuindo para a vulnerabilidade social.

Palabras clave : Refugiados; Migrantes; Saúde mental; Integração social; Psicologia Social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License