SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Refugiados e migrantes: interfaces entre integração social e políticas públicasComparação de comportamentos maternos e infantis diferenciados pelo sexo, escolaridade e problemas de comportamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

DEUS, Meiridiane Domingues de; SCHMITZ, Mariana Effting de Sousa  e  VIEIRA, Mauro Luís. Família, gênero e jornada de trabalho: uma revisão sistemática de literatura. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2021, vol.14, n.1, pp. 1-28. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202114e15805.

Este estudo teve como objetivo investigar as produções científicas internacionais que relacionam as temáticas família, gênero e jornada de trabalho publicadas no período de 2012 a 2016. Realizou-se uma busca sistemática nas bases de dados SciELO, Lilacs, APA PsycNet, Scopus e Web of Science, por meio dos descritores family, gender e work hours e seus correspondentes em espanhol e português. Selecionaram-se 12 estudos, os quais integraram a amostra final desta revisão sistemática. Constatou-se que as mães são as principais responsáveis pelas atividades do lar e cuidados das crianças, o que evidencia a desigualdade de gênero nas atribuições de pais e mães no ambiente familiar. Destaca-se que a jornada de trabalho tem implicações no desempenho das funções parentais, em relação à saúde mental e física dos pais e mães, diminuição dos momentos de lazer e menor qualidade de tempo na assistência e cuidado das crianças.

Palavras-chave : Família; Gênero; Jornada de trabalho; Revisão sistemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License