SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Parque público e criminalidade: preditores ambientais da percepção de (in)segurançaPsicologia e a questão agrária no Brasil: novos desafios para a profissão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

ALBUQUERQUE JUNIOR, Artur Julio de  e  PARAVIDINI, João Luiz Leitão. O discurso do cidadão de bem e a lógica do supereu. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2021, vol.14, n.1, pp. 1-24. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202114e15879.

O objetivo deste trabalho é propor uma reflexão acerca dos fundamentos subjetivos daquilo que alegoricamente denominamos de discurso do cidadão de bem. Postulamos que a articulação da dimensão discursiva do cidadão de bem é homóloga à paradoxal dialética da ação do supereu, que circunscreve o regime da lei, ao mesmo tempo em que resguarda, em sua constituição mais elementar, um estatuto completamente fora da lei. Analisamos, por fim, os efeitos dessa conjuntura a partir de algumas reações sociais frente a um acontecimento proveniente do campo da arte: a exposição "Queermuseu". Ressaltamos que as reivindicações dos cidadãos de bem que proclamam a defesa da família, da moral e dos bons costumes denunciam o ímpeto, desses sujeitos, em sobrepujar as condições de seus próprios ideais.

Palavras-chave : Psicanálise; Cidadão de bem; Supereu; Arte.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License