SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1O discurso do cidadão de bem e a lógica do supereuProgramas de orientação profissional: modelos para desenvolvimento de políticas públicas no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

SILVA, Kátya de Brito e  e  MACEDO, João Paulo. Psicologia e a questão agrária no Brasil: novos desafios para a profissão. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2021, vol.14, n.1, pp. 1-27. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202114e15903.

A questão agrária diz respeito a um problema social advindo da concentração da estrutura fundiária da terra, a qual é responsável por gerar concentração de riqueza e, dessa forma, desigualdades sociais e regionais. O presente artigo propõe investigar de que maneira a produção de conhecimento brasileira em Psicologia tem abordado o tema da questão agrária em seus estudos, bem como tem contribuído para produzir norteadores para a profissão. Com esse objetivo, foi realizado um estudo bibliográfico na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) em janeiro de 2017, sendo encontrados 18 artigos abordando a temática. A análise do material considerou os seguintes eixos: entendimentos da Psicologia acerca da questão agrária e abordagens teóricas, analíticas e práticas da Psicologia a respeito da questão agrária. Espera-se colaborar com o debate acerca da inserção da Psicologia na discussão sobre a questão agrária, contribuindo para a problematização de sua participação no campo das ruralidades.

Palavras-chave : Psicologia; Questão agrária; Rural.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License