SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Psicologia e a questão agrária no Brasil: novos desafios para a profissãoEscala de forças de caráter: evidências de validade no contexto da orientação para a carreira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

SUZUKI, Egypcialinda Camargo  e  POLLI, Gislei Mocelin. Programas de orientação profissional: modelos para desenvolvimento de políticas públicas no Brasil. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2021, vol.14, n.1, pp. 1-22. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202114e16006.

Programas de Orientação Profissional (OP) são de vital importância na vida dos jovens que concluem o ensino médio, no entanto, apenas uma parcela dos estudantes tem acesso a esse serviço. Na ausência de leis que regulamentem a OP em escolas públicas no Brasil, este estudo pretendeu identificar na literatura artigos que apresentam Programas de Orientação Profissional que possam ser utilizados como contribuição para a construção de políticas públicas. Para tanto, foi realizado um estudo bibliográfico, sendo selecionados oito artigos que apresentavam Programas de Orientação Profissional a partir de diferentes abordagens. Foram percebidas algumas características que favoreceram a efetividade das propostas. As equipes de trabalho eram formadas por um mínimo de dois até cinco pesquisadores. Os estudos indicam que a inserção de Programas de Orientação Profissional ao longo do Ensino Médio, incluindo a fase do pré-vestibular e Ensino Profissionalizante, traz resultados efetivos.

Palavras-chave : Orientação profissional; Programas; Políticas públicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License