SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Vocational Guidance Programs: models for development of public policies in BrazilThe marks of intersectionality in the trajectories of three black scholar women author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

CAMPOS, Lara Priscila de; AMBIEL, Rodolfo Augusto Matteo  and  MARTINS, Gustavo Henrique. Escala de forças de caráter: evidências de validade no contexto da orientação para a carreira. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2021, vol.14, n.1, pp. 1-27. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202114e16074.

Esta pesquisa teve como objetivo encontrar evidências de validade para a escala de forças de caráter (EFC), correlacionando-a com a escala de adaptabilidade de carreira (EAC) baseada na relação com variáveis externas, ou seja, entre os escores dos instrumentos a serem utilizados, e outras variáveis como idade, sexo e situação laboral. Participaram por meio de pesquisa on-line 364 respondentes com idade entre 18 e 77 anos. Uma importante contribuição desta pesquisa foi o que se constatou quanto à situação laboral, sugerindo que a capacidade de inovar e estar aberto a novas experiências são fundamentais para aqueles que desejam se manter empregados. Os resultados também inferem que as pessoas mais jovens costumam pensar mais sobre seu futuro profissional do que as pessoas mais velhas, porém, a maturidade associada a um maior nível de conhecimento (escolaridade) promove uma maior pontuação entre as forças de caráter.

Keywords : Psicologia positiva; Forças de caráter; Orientação de carreira; Adaptabilidade de carreira.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License