SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Programas de orientação profissional: modelos para desenvolvimento de políticas públicas no BrasilAs marcas da interseccionalidade nas trajetórias de três acadêmicas negras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versión On-line ISSN 1983-8220

Resumen

CAMPOS, Lara Priscila de; AMBIEL, Rodolfo Augusto Matteo  y  MARTINS, Gustavo Henrique. Escala de forças de caráter: evidências de validade no contexto da orientação para a carreira. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2021, vol.14, n.1, pp. 1-27. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202114e16074.

Esta pesquisa teve como objetivo encontrar evidências de validade para a escala de forças de caráter (EFC), correlacionando-a com a escala de adaptabilidade de carreira (EAC) baseada na relação com variáveis externas, ou seja, entre os escores dos instrumentos a serem utilizados, e outras variáveis como idade, sexo e situação laboral. Participaram por meio de pesquisa on-line 364 respondentes com idade entre 18 e 77 anos. Uma importante contribuição desta pesquisa foi o que se constatou quanto à situação laboral, sugerindo que a capacidade de inovar e estar aberto a novas experiências são fundamentais para aqueles que desejam se manter empregados. Os resultados também inferem que as pessoas mais jovens costumam pensar mais sobre seu futuro profissional do que as pessoas mais velhas, porém, a maturidade associada a um maior nível de conhecimento (escolaridade) promove uma maior pontuação entre as forças de caráter.

Palabras clave : Psicologia positiva; Forças de caráter; Orientação de carreira; Adaptabilidade de carreira.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License