SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Escala de forças de caráter: evidências de validade no contexto da orientação para a carreira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versión On-line ISSN 1983-8220

Resumen

SANTOS, Juliana Araújo  y  MIRANDA, Sheila Ferreira. As marcas da interseccionalidade nas trajetórias de três acadêmicas negras. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2021, vol.14, n.1, pp. 1-25. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202114e16076.

Nesta pesquisa, propomo-nos a repensar o lugar da mulher negra em ambientes acadêmicos, os quais, supostamente, constituem espaços de produção democrática de saberes e de profissionais compromissados com a realidade social e suas fissuras. Por meio do método da história oral temática, foram entrevistadas três professoras universitárias negras, na busca da compreensão dos significados assumidos e conferidos às transformações experenciadas ao longo de suas vidas escolares e acadêmicas. Desse modo, procuramos compreender as características e contradições do processo identitário dessas mulheres e perceber de que modo as marcas interseccionais de raça, gênero e classe perpassam suas existências e seus projetos políticos; orientadas, sobretudo, pela ética da emancipação.

Palabras clave : Identidade; Raça; Gênero; Classe; Professoras universitárias.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License