SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Projeto de conversações públicas sobre a diferença de opiniões acerca do Programa Bolsa FamíliaDo complexo paterno à experiência materna: repensando as "reações negativas" na clínica psicanalítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versión On-line ISSN 1983-8220

Resumen

FARAJ, Suane Pastoriza; ANTONIAZZI, Mariana Peripolli  y  SIQUEIRA, Aline Cardoso. Atuação dos conselheiros tutelares nos casos de entrega de um filho para adoção. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2021, vol.14, n.2, pp. 1-24. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202114e16181.

Este estudo objetivou conhecer a atuação de conselheiros tutelares nos casos de entrega voluntária para adoção. Sete conselheiros tutelares de um município do Rio Grande do Sul responderam a uma entrevista individual. Dentre os resultados, encontrou-se que as mulheres doadoras vivenciavam situação de vulnerabilidade social, como dificuldades econômicas, ausência de apoio familiar e do pai da criança. A atuação dos conselheiros diante dos casos de entrega consistiu em escutar e orientar as mulheres. Também buscaram garantir o acompanhamento psicológico e social da mulher e da criança a partir da articulação de recursos disponíveis no município. Nesse ponto, constatou-se a busca da mulher pelo anonimato traduzida na sua recusa pelo acompanhamento psicológico, o que poderia levar ao seu isolamento e à vivência de sofrimento sem apoio. Esta pesquisa ainda suscitou a discussão acerca da necessidade de um serviço especializado articulado às maternidades.

Palabras clave : Adoção; Doação; Direitos humanos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License