SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Atuação dos conselheiros tutelares nos casos de entrega de um filho para adoçãoAbuso sexual infantil, trauma e depressão na vida adulta: um estudo de caso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versión On-line ISSN 1983-8220

Resumen

MARQUES, Rodrigo Vieira. Do complexo paterno à experiência materna: repensando as "reações negativas" na clínica psicanalítica. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2021, vol.14, n.2, pp. 1-22. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202114e16236.

Neste artigo, pretendemos apresentar a noção psicanalítica de reação terapêutica negativa. Parte-se das leituras de J. Rivière e J.-B. Pontalis acerca desse conceito em Freud, em particular, nas construções metapsicológicas de "O Ego e o Id", em que a noção freudiana de reação terapêutica negativa é oriunda de uma "culpa inconsciente" e de um ataque aos progressos do trabalho psicanalítico. Em seguida, discutimos algumas ideias kleinianas a esse respeito, articuladas por J. Rivière, especialmente, a recusa à introjeção em razão do medo de angústias provenientes da posição depressiva e, por conseguinte, a recusa onipotente de uma realidade psíquica. Por fim, refletimos sobre a hipótese de Pontalis da importância da "experiência materna", revivida na transferência, o que pode contribuir para ampliar a compreensão clínica dessa reação.

Palabras clave : Reação terapêutica negativa; Complexo paterno; Experiência materna; Clínica psicanalítica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License