SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Do complexo paterno à experiência materna: repensando as "reações negativas" na clínica psicanalíticaIsso o que te ofereço é "não": o autista e a transferência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

DEL BIANCO, Omar Moreira  e  TOSTA, Rosa Maria. Abuso sexual infantil, trauma e depressão na vida adulta: um estudo de caso. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2021, vol.14, n.2, pp. 1-25. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202114e16251.

Este trabalho tem como objetivo verificar e analisar a associação entre os acontecimentos traumáticos na infância - em especial o abuso sexual - e o transtorno depressivo. Fundamenta-se principalmente nos pressupostos psicanalíticos de Winnicott, Ferenczi e Masud Khan. Trata-se de um estudo de caso de uma mulher de sessenta e dois anos que apresentava, no processo psicoterápico, acentuado quadro depressivo e severos sentimentos inconscientes de culpa. As reflexões clínicas derivadas dos questionamentos teórico-práticos trazidos pelo atendimento da paciente e a melhora de sua sintomatologia com a psicoterapia motivaram a elaboração deste artigo. Os resultados indicam que os múltiplos e crônicos traumas intrafamiliares ocorridos na infância foram fatores importantes para o quadro de depressão da paciente, levando a crer que o trauma decorrente do abuso sexual pode ser decisivo para a futura eclosão dessa patologia.

Palavras-chave : Depressão; Abuso sexual infantil; Trauma; D.W. Winnicott.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License