14 2Conhecimento de adolescentes e jovens sobre questões relacionadas ao sexo, em uma escola pública de Monte Alegre do Piauí-PIAcompanhamento terapêutico: considerações sobre uma clínica a céu aberto 
Home Page  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

 ISSN 1983-8220

MARION, Juliana    PEREIRA, Caroline Rubin Rossato. Família na visão dos psicólogos do CRAS. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. []. 2021, 14, 2, pp. 1-23. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202114e16285.

Este estudo buscou investigar as concepções de família de psicólogos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Para isso, foram realizadas entrevistas individuais com cinco psicólogos inseridos nos CRAS de uma cidade do Rio Grande do Sul, a fim de acessar suas crenças, valores e representações envolvendo o conceito de família. A partir da análise qualitativa de conteúdo, os resultados indicaram que os participantes consideraram família as pessoas que estabelecem relações a partir de laços afetivos, não restringindo sua definição à consanguinidade. Ainda, apontaram como indicadores de saúde familiar a capacidade de cuidar dos filhos, manejar conflitos e a não violência. Todavia, alguns participantes apresentaram resquícios de uma visão de família tradicional e romantizada. Ressalta-se a importância de a atuação do psicólogo estar atrelada à capacidade de analisar criticamente o contexto de atuação e a realidade social brasileira. A partir disso, espera-se contribuir para a construção de uma prática que não reproduza a violência social e a estigmatização das famílias atendidas.

: Família; Assistência social; Psicologia.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License