SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Família na visão dos psicólogos do CRASQuando o trabalho exige lidar com a morte: o caso dos necrotomistas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versión On-line ISSN 1983-8220

Resumen

CAETANO, Júlia Roberta de Oliveira Carvalho  y  TEIXEIRA, Antônio Márcio Ribeiro. Acompanhamento terapêutico: considerações sobre uma clínica a céu aberto. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2021, vol.14, n.2, pp. 1-24. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202114e16307.

O presente estudo pretende abordar o Acompanhamento Terapêutico (AT) e sua prática a partir do viés da psicanálise, o qual questionamos enquanto método para o AT. Discorreremos sobre a história da loucura, compreendendo quais posições o louco ocupou na sociedade e ressaltando o papel do discurso científico em seu tratamento. Veremos como a Reforma Psiquiátrica possibilitou a liberdade do tratamento, bem como o surgimento do AT. Considerando a especificidade do AT no encontro com o contingente, analisaremos o conceito aristotélico da prudência, que se articula com a contingência, visto que discursamos acerca de uma clínica em movimento que se depara com variáveis não controláveis. A prudência nos dirá de um saber que se manifesta a partir da contingência, logo, pensaremos nessa lógica a serviço de um método que se constrói na colocação em ato. Concluímos ressaltando a função política do AT de sempre reforçar o cuidado em liberdade.

Palabras clave : Acompanhamento terapêutico; Psicanálise; Reforma psiquiátrica; Prudência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License