SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Acompanhamento terapêutico: considerações sobre uma clínica a céu abertoTempo de cuidado com o bebê, divisão de tarefas e rede de apoio materna índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versión On-line ISSN 1983-8220

Resumen

LIMA-SILVA, Frankleudo Luan de; ZAMBRONI-DE-SOUZA, Paulo César; ARAUJO, Anísio José da Silva  y  PINTO, Francinaldo do Monte. Quando o trabalho exige lidar com a morte: o caso dos necrotomistas. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2021, vol.14, n.2, pp. 1-22. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202114e16308.

O presente artigo objetivou conhecer quais estratégias defensivas os necrotomistas desenvolvem para lidar com a morte em sua atividade profissional exercida no contexto do Departamento de Medicina Legal (DML), uma organização que tem a morte como fator disparador do processo de trabalho. Adotou-se como abordagem principal a Psicodinâmica do Trabalho, aliada ao conceito de trabalho sujo. Metodologicamente, combinaram-se entrevistas semiestruturadas individuais e observações da atividade na sala de necropsias. Participaram do estudo os seis necrotomistas do DML de uma capital do Nordeste brasileiro. Os resultados indicaram as seguintes estratégias defensivas: coisificação dos cadáveres, uso de brincadeiras, valorização do sentimento religioso e tentativa de neutralizar interações entre os espaços privados e os de trabalho. Constatou-se que a experiência profissional ameniza o impacto das imagens, odores e contato manual com os cadáveres. Evidenciou-se, também, que a convivência com a morte parece induzir mudanças de perspectiva positiva em relação à vida pessoal.

Palabras clave : Psicodinâmica do trabalho; Trabalho sujo; Clínicas do trabalho; Estratégias defensivas; Necrotomistas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License