SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Tempo de cuidado com o bebê, divisão de tarefas e rede de apoio maternaPercursos de jovens em contextos de vulnerabilidade social: um estudo longitudinal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

REIS, Carmen Lúcia et al. Estágio em psicologia escolar e educacional e prevenção à criminalidade: ampliando perspectivas de atuação. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2021, vol.14, n.2, pp. 1-17. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202114e16385.

Este relato apresenta uma experiência de Estágio Básico em Psicologia Escolar e Educacional desenvolvida junto ao Programa Central de Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas (CEAPA), do Governo de Minas Gerais. Buscou-se relatar a complexidade dessa experiência a partir de três perspectivas: docentes, profissionais da instituição e uma estagiária. O Estágio, fundamentado na parceria entre instituição e universidade, foi importante desencadeador tanto de reflexões sobre o trabalho quanto de articulações teórico-práticas, além de aproximar os estagiários de possíveis campos de atuação - sobretudo aqueles que transcendem a estrutura da escola formal - e de desafios que se apresentam no cotidiano profissional.

Palavras-chave : Estágio básico; Psicologia escolar e educacional; Atuação do psicólogo; Formação do psicólogo; Penas alternativas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License