SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Estágio em psicologia escolar e educacional e prevenção à criminalidade: ampliando perspectivas de atuaçãoAs consequências paradoxais do trabalho intensificado: um estudo com gestores de logística índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versión On-line ISSN 1983-8220

Resumen

BRONDANI, Renata Petry et al. Percursos de jovens em contextos de vulnerabilidade social: um estudo longitudinal. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2021, vol.14, n.2, pp. 1-25. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202114e16464.

Este estudo busca compreender os significados atribuídos por jovens em contextos de vulnerabilidade social aos seus percursos de vida. A pesquisa possui caráter qualitativo e foi realizada com cinco jovens que, em 2012, haviam participado de um documentário que abordava as experiências de vida de adolescentes de uma Escola Aberta. A partir dos relatos dos participantes e do caráter longitudinal deste estudo, constatou-se que as experiências de ingresso no mundo adulto marcadas por situações de violências, riscos, contextos excludentes e de vulnerabilidades dificultam a concretização de seus projetos e trazem particularidades para a vivência desse período de transições. Como considerações finais, salienta-se a importância de investimentos em ações que possam superar os atravessamentos das vulnerabilidades, como uma forma de evitar possíveis estigmas que fazem parte de determinados contextos. Ressalta-se a relevância do caráter longitudinal desta pesquisa, uma vez que, ao ter escutado esses jovens em dois momentos distintos, ampliaram-se as possibilidades de compreensão de seus percursos de vida.

Palabras clave : Adolescentes; Jovens; Vulnerabilidade social; Exclusão social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License