SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Percursos de jovens em contextos de vulnerabilidade social: um estudo longitudinalEvidências de validade da escala de locus de controle da preservação e conservação ambiental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

TAVARES, Ariane Serpeloni  e  SCOPINHO, Rosemeire Aparecida. As consequências paradoxais do trabalho intensificado: um estudo com gestores de logística. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2021, vol.14, n.2, pp. 1-24. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2021142e16572.

O artigo aborda os resultados de uma pesquisa qualitativa sobre as consequências do trabalho intensificado para dez gestores do setor de logística de transportes. O trabalho se torna intensificado pelo emprego de diversos mecanismos, especialmente aqueles que conduzem ao aumento do ritmo de execução das atividades ou da jornada de trabalho. As principais consequências do trabalho intensificado identificadas mostraram-se paradoxais, já que, se por um lado, os gestores apontaram efeitos negativos (impactos na saúde, dificuldades de conciliação da vida privada com as demandas laborais e diluição das barreiras entre tempo de trabalho e não trabalho), por outro lado, indicaram algumas vantagens, como o gosto pelo ritmo elevado e os benefícios financeiros e de carreira decorrentes da aceitação de condições de trabalho intensificadas. A influência da ideologia gerencialista foi considerada na compreensão e ponderação sobre esses benefícios do trabalho intensificado.

Palavras-chave : Trabalho intensificado; Trabalho imaterial; Gestores; Saúde; Ideologia gerencialista.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License