SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2As consequências paradoxais do trabalho intensificado: um estudo com gestores de logísticaRelação entre servidores/as contratados/as e concursados/as em serviços da assistência social: impactos sobre o trabalho índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versión On-line ISSN 1983-8220

Resumen

AGUIAR, Marcela Nunes; SOUZA, Marcos Aguiar de; ANDRADE JR., Hermes de  y  PIRES, Pedro P.. Evidências de validade da escala de locus de controle da preservação e conservação ambiental. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2021, vol.14, n.2, pp. 1-20. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202114e16592.

A questão ambiental é um campo de grande importância na atualidade, principalmente no que tange aos estudos sobre valores pró-ambientais. Uma interação normalmente investigada consiste na relação entre conexão com a natureza e locus de controle, especialmente considerando a crença por parte do indivíduo de que suas ações sejam importantes para a conservação do meio ambiente. Participaram do estudo 898 estudantes universitários, sendo 452 (49,8%) homens, 456 (50,2%) mulheres de idade média, de 28,87 (DP=8,90) anos, do estado do Rio de Janeiro. Para fins de validade interna, foram empregados procedimentos de análise fatorial. A escala foi analisada também junto à medida de conexão com a natureza, para oferecer uma evidência inicial de validade concorrente. Conexão com a natureza foi mensurada por meio da escala proposta por Mayer e Frantz (2004). A Escala de Locus de Controle da Preservação Ambiental foi desenvolvida neste estudo. Considerando os resultados obtidos, é possível afirmar uma qualidade satisfatória da medida desenvolvida.

Palabras clave : Locus de controle; Preservação ambiental; Conservação ambiental; Atitudes; Valores ambientais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License