SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Relação entre servidores/as contratados/as e concursados/as em serviços da assistência social: impactos sobre o trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

SILVA, Gabriela Boldrini da  e  MENANDRO, Maria Cristina Smith. Sobre o amor entre mulheres: apontamentos sobre conjugalidade e sexualidade. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2021, vol.14, n.2, pp. 1-23. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202114e16784.

O objetivo deste trabalho foi conhecer as características dos relacionamentos afetivo-sexuais entre mulheres. Trata-se de estudo descritivo de abordagem qualitativa, utilizando como instrumento entrevista com roteiro semiestruturado. Participaram cinco mulheres, com idades entre 25 e 37 anos, que estabelecem parceria afetivo-sexual com outra mulher, sob a forma de coabitação há no mínimo um ano. A análise qualitativa de inspiração fenomenológica identificou particularidades e pontos convergentes nas experiências relatadas. Os dados apontam que a trajetória de vida dessas mulheres é marcada por violências, enquanto a constituição de uma nova família é permeada por intenso afeto, companheirismo e parceria. Conhecer os relacionamentos entre mulheres é importante para a desmistificação de estigmas que ainda se atualizam sob a forma de violência contra mulheres lésbicas e bissexuais. Aponta-se que para pesquisas futuras seja interessante ampliar a faixa etária das participantes, bem como utilizar marcadores de classe e raça.

Palavras-chave : Conjugalidades; Lesbianidades; Lesbofobia; Sexualidade; Gênero.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License