SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número especialIndícios de eficácia dos tratamentos psicoterápicos pelainternet: revisão sistemáticaPessoas em situação de rua: uma revisão sistemática da produção científica no Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versión On-line ISSN 1983-8220

Resumen

BOFFI, Letícia Carolina  y  OLIVEIRA-SILVA, Ligia Carolina. Enfrentando as estatísticas: estratégias para permanência de mulheres em STEM. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2021, vol.14, n.spe, pp. 1-27. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202114e16922.

As mulheres que seguem carreira nas áreas de STEM - Ciencia, Tecnologia, Engenharia e Matemática - vêm sendo estatisticamente sub-representadas no mercado de trabalho e na academia. Fenômenos que ajudam a explicar o cenário são os chamados "efeito tesoura", "teto de vidro" e "leaky pipeline", abordando como as mulheres enfrentam obstáculos que dificultam a permanência em STEM, assim como ascensão a posições de poder. Diante dessas questões, o presente artigo constitui-se num estudo teórico que mapeia e discute estratégias que podem contribuir para o aumento da permanência e ascensão das mulheres em STEM. Conclui-se que tais estratégias englobam ações iniciais tanto na infância e adolescência, no âmbito escolar, quanto na fase adulta, referentes ao ensino superior, aos ambientes de trabalho e à construção do autoconceito da mulher.

Palabras clave : Mulheres; STEM; Carreira; Trabalho; Estratégias.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License