SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número especialEnfrentando as estatísticas: estratégias para permanência de mulheres em STEMEstratégias de regulação emocional maternas e de crianças: revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

ESMERALDO FILHO, Carlos Eduardo et al. Pessoas em situação de rua: uma revisão sistemática da produção científica no Brasil. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2021, vol.14, n.spe, pp. 1-22. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202114e16979.

Esta revisão sistemática teve como objetivo caracterizar a produção científica no Brasil sobre as pessoas em situação de rua. Foi realizada uma busca nas bases de dados Scielo e BIREME, com o descritor homeless, de artigos publicados por autores brasileiros que retratassem experiências nacionais nas áreas das Ciências Humanas e Sociais, entre os anos de 2008 a janeiro de 2018. Foram identificados 96 artigos, sendo selecionados e analisados 36 destes. Os resultados foram agrupados nas dimensões social e saúde. Os principais resultados foram: crescimento no número de publicações, principalmente na saúde, advindas de autores do Sudeste, com foco em São Paulo, pesquisas qualitativas, o cotidiano das ruas na dimensão social, e a saúde mental e o consumo abusivo de álcool e outras drogas na dimensão saúde. Sugere-se a ampliação da pesquisa para outros países e para as produções de teses e dissertações.

Palavras-chave : Pessoas em situação de rua; Saúde; Social; Revisão sistemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License