SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 special issueHomelles: a systematic review of scientific production in BrazilThe inclusion of the gender relations agenda in Psychology and Society (1986-1991) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

SOUZA, Ana Beatriz Mota; MENDES, Deise Maria Leal Fernandes  and  KAPPLER, Stella Rabello. Estratégias de regulação emocional maternas e de crianças: revisão da literatura. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2021, vol.14, n.spe, pp. 1-22. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202114e17001.

A regulação emocional é uma habilidade essencial para o bem-estar do indivíduo, sendo construída a partir da relação da criança com os seus cuidadores. O objetivo do presente estudo foi examinar características da produção acadêmica, entre 2008 e 2017, com foco na relação entre as estratégias maternas de regulação emocional e a regulação emocional em crianças. Para isso, foram realizadas buscas em três bases de dados, tendo sido selecionados, após utilizar os critérios de inclusão e exclusão definidos, 36 artigos. Algumas categorias foram concebidas para analisar os estudos. Verificou-se uma maior concentração de estudos em países norte-americanos e europeus, e em crianças de zero a três anos de idade. Conclui-se pela premência de estudos brasileiros sobre o tema, o que representaria um importante passo para a estruturação de programas de intervenção, endereçados a pais, professores e crianças, adequados à realidade cultural brasileira.

Keywords : Regulação emocional; Socialização de emoções; Estratégias de regulação emocional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License