SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número especialEstratégias de regulação emocional maternas e de crianças: revisão da literaturaAvaliação do processo psicoterápico: levantamento de técnicas e instrumentos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

MOREIRA, Maria Ignez Costa. A inclusão da pauta das relações de gênero na revista Psicologia e Sociedade (1986-1991). Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2021, vol.14, n.spe, pp. 1-17. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202114e17023.

A inclusão da epistemologia e da metodologia feministas na pauta da Associação Brasileira de Psicologia Social - Abrapso é o objeto do presente artigo, que busca resgatar os primeiros trabalhos publicados na revista Psicologia e Sociedade no período compreendido entre 1986 e 1991. Nos registros desses primeiros passos, encontramos alguns acontecimentos da década de 1980 que potencializaram o encontro da Psicologia Social com o feminismo. A Abrapso havia sido fundada em 1980 e o movimento feminista se unificava, naquele momento, em torno da bandeira do combate à violência contra as mulheres. Nessa década, a perspectiva inovadora de trabalho da Psicologia Social brasileira nos contextos concretos grupais, comunitários e institucionais, abre espaço para a reflexão sobre a condição das mulheres, especialmente daquelas em condição de violência. Ao mesmo tempo, essa demanda emergente traz novas indagações sobre as possibilidades teórico-metodológicas da Psicologia Social.

Palavras-chave : Psicologia social; Feminismo; Relações de gênero.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License