SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número especialA inclusão da pauta das relações de gênero na revista Psicologia e Sociedade (1986-1991)Instrumentos de identificação da alienação parental no contexto jurídico: uma revisão sistemática da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

ZUANAZZI, Ana Carolina; MOREIRA, Thaline da Cunha; QUELUZ, Francine Náthalie Ferraresi Rodrigues  e  VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa. Avaliação do processo psicoterápico: levantamento de técnicas e instrumentos. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2021, vol.14, n.spe, pp. 1-19. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202114e17196.

Um dos aspectos mais estudados em intervenções psicoterápicas são os procedimentos empregados em psicoterapia que resultam em melhores benefícios ao paciente em um menor espaço de tempo, ou seja, a avaliação da eficiência do processo psicoterápico, prezando-se não apenas pela ética com o paciente, mas também pela redução de gastos com tratamentos. Diante disso, o objetivo deste estudo foi levantar quais os principais instrumentos utilizados com essa finalidade. Por meio de busca sistematizada de literatura, foram resgatados 5.938 artigos que, após triagem por meio de critérios de inclusão e exclusão, resultaram em um conjunto de 157 estudos analisados em sua íntegra, o que permitiu identificar 114 instrumentos e técnicas. Após a apresentação dos instrumentos mais recorrentes na literatura, algumas considerações foram tecidas a respeito do panorama atual de avaliação de processos psicoterapêuticos, como, por exemplo, a escassez de instrumentos brasileiros e as contribuições desta pesquisa para futuros estudos nessa temática.

Palavras-chave : Psicoterapia; Aliança terapêutica; Processo psicoterapêutico; Medidas; Avaliação psicológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License