SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 special issueAssessment of the psychotherapeutic process: survey of techniques and instrumentsThe practices of psychology in the interdisciplinary context of NASF: systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

ZAVALA, Camila Parisi; ELMOR, Paulo Mateus  and  LOURENCO, Lelio Moura. Instrumentos de identificação da alienação parental no contexto jurídico: uma revisão sistemática da literatura. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2021, vol.14, n.spe, pp. 1-20. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202114e17359.

Neste artigo, realizou-se uma revisão sistemática da literatura para levantamento de estudos sobre instrumentos que auxiliam na identificação da Alienação Parental e na prática de profissionais que atuam em perícias psicológicas no sistema jurídico brasileiro. Portanto, foi feita uma busca, sem delimitação por ano, em sete bases de dados eletrônicas, na qual, após as etapas de exclusão, 14 artigos compuseram esta revisão. Os dados foram agrupados a partir da indexação nas seguintes categorias: ano de publicação, publicação por países, por autores e por periódicos, metodologia dos artigos, nome dos instrumentos, público-alvo e objetivos. Ademais, analisou-se a possibilidade de utilização dos instrumentos no contexto legal e o emprego de ferramentas adicionais em cada pesquisa. Dentre alguns resultados, foi constatado que ainda há poucos estudos a respeito da temática, a qual ainda é recente, e que mais pesquisas necessitam ser desenvolvidas, especialmente as de validação desses instrumentos para o contexto brasileiro.

Keywords : Alienação parental; Instrumentos; Escalas; Testes; Questionários.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License