SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número especialInstrumentos de identificação da alienação parental no contexto jurídico: uma revisão sistemática da literaturaConsumo de drogas em contextos rurais: revisão sistemática na América Latina e Caribe índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

FERREIRA, Guilherme Severo et al. As práticas da psicologia no contexto interdisciplinar no NASF: uma revisão sistemática. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2021, vol.14, n.spe, pp. 1-24. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202114e17386.

Este estudo é uma revisão sistemática sobre práticas desenvolvidas pelos psicólogos no contexto interdisciplinar do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Efetivou-se a busca nas bases de dados PsycInfo, Scielo, Pubmed e BVS, utilizando o termo "NASF". Foram encontrados 551 artigos e, após refinada busca com os critérios de inclusão e exclusão, foram analisados 21 estudos. Os resultados foram organizados de acordo com as ações que envolviam os psicólogos, sendo o atendimento individual a principal atividade atribuída a eles. Dentre as ações desses profissionais que possuíam um caráter interdisciplinar, destaca-se: sensibilização da equipe para o apoio matricial e para acolhimento e humanização no cuidado. Apesar dos avanços da política, constatou-se dificuldade dos profissionais da atenção básica em aderir ao apoio matricial e realizar trabalho conjunto, seja pela resistência em superar o modelo biomédico ou pelo volume de trabalho e falta de tempo para cumprir diferentes tarefas.

Palavras-chave : Psicologia; Atenção primária à saúde; Apoio matricial; Revisão sistemática; NASF.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License