SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 special issueThe practices of psychology in the interdisciplinary context of NASF: systematic reviewAssessment Instruments in Sport Psychology with Evidence of Validity in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

RODRIGUE, Pedro Barino  and  RONZANI, Telmo Mota. Consumo de drogas em contextos rurais: revisão sistemática na América Latina e Caribe. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2021, vol.14, n.spe, pp. 1-19. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202114e17496.

Este estudo objetivou clarificar o cenário de consumo de drogas em contextos rurais na América Latina e Caribe. Trata-se de uma revisão sistemática seguindo o protocolo Prisma nas bases de dados Lilacs, PePSIC, PsycINFO/PsycNET, PubMed e SciELO. A amostra final foi composta por 20 artigos, os resultados indicam uma prevalência em enxergar o "problema das drogas" a partir de uma perspectiva epidemiológica, mas que existem críticas e outras construções com visões mais integrativas; os contextos rurais se mostraram heterogêneos e perpassados por questões socioeconômicas. Nesse sentido, discute-se um olhar em que a história, a cultura, a geografia, o território e a população são fundamentais para a percepção dos agentes nesses contextos.

Keywords : Revisão sistemática; Drogas; Zona rural; Transtornos relacionados ao uso de substâncias; População rural.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License