SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número especialConsumo de drogas em contextos rurais: revisão sistemática na América Latina e CaribeJuventude brasileira e o trabalho no tráfico de drogas: pauperização, precarização e superexploração índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

FREITAS, Ivanaldo Martins de  e  SILVA, Gustavo Henrique Gonçalves e. Instrumentos de avaliação em Psicologia do Esporte com evidências de validade no Brasil. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2021, vol.14, n.spe, pp. 1-14. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202114e18265.

A Psicologia do Esporte é um campo que tem ganhado destaque na construção da Psicologia como ciência e profissão no Brasil. Entretanto, não há medidas aprovadas pelo Conselho Federal de Psicologia para uso profissional, levando profissionais a utilizarem testes sem validade e confiabilidade. Dessa forma, o estudo teve por objetivo identificar instrumentos de avaliação esportiva com evidências de validade no Brasil. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa, com levantamento na BVS-Psi, utilizando os descritores: psicometria AND esporte. Identificaram-se 39 produções que passaram pelos seguintes critérios de inclusão: artigo empírico, publicação entre 2009-2019, texto em português, disponível completo e amostra brasileira; e de exclusão: duplicidade e estudo sem objetivo de adaptação/validação. Foram selecionadas sete produções que permitiram identificar medidas de motivação, autoeficácia, afetividade, satisfação de necessidades e satisfação com a vida. Os instrumentos, apesar de não estarem aprovados para uso profissional pelo Conselho Federal de Psicologia, têm indícios de validade para o Brasil.

Palavras-chave : Psicologia do Esporte; Psicometria; Avaliação psicológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License