SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 special issueAssessment Instruments in Sport Psychology with Evidence of Validity in BrazilPsychology Professionals in Adoption Policy: National Scientific Production author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

COSTA, Pedro Henrique Antunes da; MENDES, Kíssila Teixeira  and  GUEDES, Ítalo de Oliveira. Juventude brasileira e o trabalho no tráfico de drogas: pauperização, precarização e superexploração. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2021, vol.14, n.spe, pp. 1-24. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202114e18452.

O presente trabalho visa apresentar elementos para a compreensão da dinâmica de trabalho no tráfico da juventude brasileira em condições pauperizadas. É um exercício teórico-analítico, baseado em revisão crítica da literatura e a partir de pressupostos, conceitos e categorias da tradição marxista, com destaque para a discussão sobre trabalho e superpopulação relativa, de Marx, e superexploração da força de trabalho, de Marini. As relações e condições de trabalho imperantes no tráfico para parte desses jovens pauperizados, predominantemente negros e periféricos, configuram a intensificação da precariedade e superexploração da força de trabalho, seguindo a própria dinâmica do mundo do trabalho e projeto neoliberal, de acordo com as particularidades da condição de capitalismo dependente do Brasil. Não à toa, o tráfico se abastece, prioritariamente, dessa parcela populacional, apresentando-se como opção viável e possibilidade de "ascensão social", diante das inexistentes, parcas e precarizadas opções do mercado formal e informal de trabalho.

Keywords : Tráfico de drogas; Condições de trabalho; Juventude.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License