SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Formação e atuação de egressos da Psicologia UFSCar: um recorte para as políticas públicas sociaisCondições e práticas de trabalho das equipes do CRAS: políticas, direitos e alcance dos serviços índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versión On-line ISSN 1983-8220

Resumen

CAMPOS, Carolina Rosa. Deficiência visual: possibilidades e desafios em avaliação psicológica. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2022, vol.15, n.1, pp. 1-24. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202215e17330.

Dadas as especificidades da deficiência visual e a importância de se manter a equidade nos processos avaliativos, este artigo teve como objetivo traçar um panorama da área de avaliação psicológica direcionada à população deficiente visual. Ao longo do artigo buscou-se apresentar as possibilidades e as propostas avaliativas para a população, dando foco à forma na qual a avaliação pode ser realizada pelo profissional. Dando continuidade, o artigo ainda apresenta os principais desafios da área no que tange ao uso de instrumentos psicológicos para determinado fim, traçando as principais lacunas e as relevâncias de se realizarem pesquisas futuras. Espera-se que este artigo possa contribuir para a área de avaliação psicológica, estimulando novos pesquisadores e auxiliando profissionais com as demandas específicas a serem consideradas durante os processos avaliativos para essa população.

Palabras clave : deficiente visual; instrumentos psicológicos; pessoa com deficiência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License