SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Deficiência visual: possibilidades e desafios em avaliação psicológicaFontes de informações parentais tradicionais e o uso da internet no primeiro ano de vida do bebê índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versión On-line ISSN 1983-8220

Resumen

ARAUJO, Suzana Almeida et al. Condições e práticas de trabalho das equipes do CRAS: políticas, direitos e alcance dos serviços. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2022, vol.15, n.1, pp. 1-25. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202215e17331.

Esta pesquisa integra uma investigação mais ampla, interinstitucional, abrangendo diferentes municípios do Brasil, cujo objetivo é compreender a experiência coletiva a partir do discurso das equipes de assistência social que atuam nos CRAS e sua relação com os processos de emancipação dos sujeitos. Aqui apresentam-se os resultados da investigação compreendendo oito unidades do CRAS de seis municípios localizados na região agreste do norte da Bahia e do sul de Sergipe, desenvolvida por meio de rodas de conversa com as equipes que integram os equipamentos. Focalizamos as atividades desenvolvidas, os trabalhos em grupo, as dificuldades enfrentadas e as potencialidades com as quais as equipes se deparam no contexto dos CRAS. Os resultados apontam para a falta de estrutura institucional, para dificuldades na atuação no campo, ao mesmo tempo em que avanços são identificados em seu fazeres, indicando o SUAS como política social imprescindível na atualidade.

Palabras clave : CRAS; assistência social; proteção social básica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License