15 1Condições e práticas de trabalho das equipes do CRAS: políticas, direitos e alcance dos serviçosAnálise das teorias da personalidade e da psicoterapia de Carl Rogers 
Home Page  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

 ISSN 1983-8220

MACHADO, Gabriela Marcolino Alves    SALOMAO, Nádia Maria Ribeiro. Fontes de informações parentais tradicionais e o uso da internet no primeiro ano de vida do bebê. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. []. 2022, 15, 1, pp. 1-25. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202215e17367.

Este artigo investiga as fontes de informações que contribuem para a formação das concepções parentais sobre o desenvolvimento infantil de 40 casais primíparos com filhos de 3, 6, 9 ou 12 meses. Os participantes responderam a um questionário sociodemográfico e a uma entrevista semiestruturada, sendo que as informações foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo. Da análise das entrevistas emergiram quatro categorias: fontes de informações utilizadas; tipos de informações buscadas; utilidade das informações; aspectos positivos e negativos das fontes de informações. Os principais resultados indicaram que as fontes de informações mais utilizadas foram: profissionais de saúde (96,2%), sites (83,7%) e familiares (82,5%). Pôde-se compreender como as fontes de informações tradicionais se intercalam com as fontes contemporâneas ligadas às mudanças culturais relacionadas ao aumento do acesso à internet e às novas tecnologias. Considera-se que este trabalho contribui para a compreensão das fontes de informações que auxiliam o início da parentalidade na contemporaneidade.

: fontes de informação; pais e mães primíparos; parentalidade; desenvolvimento infantil.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License