SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Quem cuida, ama?: Trabalho agroecológico e (re)significações em um assentamento ruralPoéticas grupais em psicologia: relatos de experiências índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versión On-line ISSN 1983-8220

Resumen

SIMIONATTO, Katiele et al. Experiências de adolescentes com câncer em processo de tratamento. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2022, vol.15, n.1, pp. 1-23. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202215e17537.

Este trabalho, de abordagem clínico-qualitativa, apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou investigar os significados atribuídos por adolescentes às suas vivências de câncer no ambiente hospitalar. Os participantes foram adolescentes com idades entre 12 e 18 anos, os quais se encontravam internados em um centro de tratamento de câncer de um hospital público. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se a entrevista semidirigida. O número total de participantes, delimitado a partir de critérios de saturação, foi nove. As entrevistas foram transcritas e analisadas por meio de análise de conteúdo. As categorias emergentes foram: 1) "Acabou comigo": a notícia do diagnóstico de câncer para o adolescente; 2) "Mudou muita coisa": a ruptura do cotidiano; 3) "Me chamam de carequinha": o impacto do olhar do outro sobre o adolescente; e 4) Internação com crianças: qual o lugar do adolescente? Destaca-se a importância da atenção às necessidades psicossociais do adolescente hospitalizado.

Palabras clave : adolescência; câncer; psicologia do adolescente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License